Qual é a blusa mais bacana do concurso?

sábado, 11 de junho de 2011

Regras do Concurso Bíblico

Confira aqui as regras do concurso.




    CONCURSO BÍBLICO DO EVANGELHO DE MARCOS
                                     
        REGRAS



1.    FORMA DE DISPUTA
1.1   O Concurso bíblico será disputado em 7 sábados da seguinte forma:

a.      9 de abril: torneio início para treino no acampamento MPC
b.      2º ao 6º sábado*: combates classificatórios
* 07 de maio
  11 de junho
  13 de agosto
  10 de setembro
  08 de outubro

c.    12 de novembro: finais

1.2   As equipes vencedoras dos combates do dia ganham 2 pontos e as equipes perdedoras 1 ponto.
1.3   Ao término do último combate do 6º sábado (08 de outubro) de disputa, após apuração dos pontos, será anunciada as equipes classificadas para a final.
d.1) Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais equipes serão aplicados os seguintes critérios de desempate:
1º) Equipe com maior número de vitórias por séries.
2º) Equipe com maior número de respostas certas.
3º) Equipe com menor número de respostas erradas.
4º) Equipe que obteve maior número de CPI.
5º) Sorteio
.
1.4   Cada combate é disputado por 2 equipes e é dividido em etapas, denominadas Séries.
1.5   Cada Série consiste de perguntas formuladas pela Comissão Organizadora e apresentadas pelo Árbitro Geral do Combate (Vide R 9.1).
1.6   Nove perguntas são apresentadas em cada Série.
a.       Perguntas Desafio (R 3.11) e perguntas bônus (R 3.12) não fazem parte das 9 perguntas apresentadas pelo Árbitro Geral na disputa de uma Série.
1.7   Ganha o Combate a equipe que primeiro vencer duas Séries.
1.8   Será declarada vencedora de uma Série a equipe que primeiro somar 13 pontos, ou tiver o maior número de pontos após a apresentação da nona pergunta.
a.       Se após a apresentação da nona pergunta, a Série estiver empatada, uma décima e definitiva pergunta será apresentada (R 3.5).
1.9   Se a qualquer momento, durante a disputa de uma Série, for constatado que é matematicamente impossível a uma equipe, somar maior número de pontos do que a sua adversária, ainda que não tenha sido apresentada a nona pergunta, a Série será declarada encerrada. O resultado fina será então confirmado com o número de pontos obtidos por cada equipe até aquele momento.
1.10Haverá um intervalo de 2 minutos entre as Séries, quando o Técnico poderá reunir-se com os integrantes de sua equipe.
a.      Após 1 minuto de intervalo, o Anotador-Cronometrista avisará aos Técnicos para que estes entreguem a relação dos participantes da próxima série com a numeração das cadeiras. A equipe que não apresentar a relação até 1 minuto após o início do intervalo será advertida.
1.11As equipes ficarão assentadas, dispostas lado a lado, de frente para o auditório e para o Árbitro Geral.
1.12Durante a leitura das perguntas, os pés dos concorrentes deverão ficar firmes no chão. Antes de iniciar a leitura de uma pergunta, o Árbitro Geral dirá a palavra “atenção”. Após o Árbitro Geral pronunciar a palavra “atenção”, nenhum concorrente poderá tocar na cadeira com os pés ou as mãos.
1.13Não será permitida qualquer comunicação entre os concorrentes e o treinador, ou outra pessoa qualquer, depois da palavra “atenção”, até o final da resposta.
1.14Os concorrentes não poderão se assentar nas extremidades de suas cadeiras.


2.    APRESENTAÇÃO DAS PERGUNTAS
2.1   As perguntas serão apresentadas uma por vez, simultaneamente, para todos os concorrentes. Aqueles concorrentes que souberem a resposta deverão se levantar de suas cadeiras e permanecer em silêncio, até que o Arbitro Geral determine quem se levantou primeiro e o autorize a responder.
a.    O concorrente que ganhou o direito de responder uma pergunta terá um prazo de 60 segundos para fazê-lo, contados a partir do momento que o Árbitro Geral autorizá-lo a iniciar sua resposta. A primeira resposta apresentada será considerada como sendo a definitiva, sem possibilidade de correção. Uma resposta incompleta poderá ser completada dentro do prazo.
b.    Se ao final de 60 segundos, um concorrente não terminar a sua resposta, essa será considerada como sendo errada.
2.2   Um “Juiz Eletrônico” será usado a fim de determinar aquele concorrente que se levantou primeiro. Após ser determinado este candidato, os demais devem se assentar e permanecer em silêncio. Aquele concorrente indicado para responder, deverá então, aguardar autorização do Árbitro Geral para iniciar sua resposta.
a.    Considerando a hipersensibilidade do “Juiz Eletrônico”, qualquer indicação no aparelho resultante de algum movimento, será considerada como uma iniciativa do concorrente para responder uma pergunta.
2.3   Se um concorrente erra uma resposta, sua equipe perderá um ponto correspondente àquela pergunta e a mesma será apresentada em bonificação ao concorrente que ocupa a cadeira correspondente na outra equipe. (R 2.8 e 3.10)
2.4   Os concorrentes poderão se levantar, antecipando o enunciado de uma pergunta, antes que este seja completado. Nesse caso, o concorrente que se levantar primeiro, deverá, num prazo de 20 segundos, completar satisfatoriamente o enunciado da pergunta, antes de apresentar a sua resposta. Caso não consiga, perderá os pontos relativos à pergunta e essa será apresentada integralmente ao concorrente que ocupa a cadeira correspondente na outra equipe.
a.    Uma pergunta só poderá ser completada após a primeira palavra da pergunta ser pronunciada pelo Árbitro Geral.
2.5   O enunciado de uma pergunta poderá ser repetido pelo Árbitro Geral, se assim for solicitado pelo concorrente. Nesse caso, nenhum tempo será acrescido àquele que o concorrente tem para responder a sua pergunta. (R 2.1a)
2.6   Um combate poderá ser realizado sem a utilização de um “Juiz Eletrônico”. Neste caso, a Comissão Organizadora ou o Árbitro Geral, indicarão dois auxiliares, que munidos de uma bandeira e posicionados cada um atrás de uma equipe, indicarão ao Anotador-Cronometrista aqueles concorrentes que se levantaram primeiro.
a.    A decisão do Anotador-Cronometrista sobre quem se levantou primeiro é final e incontestável.
2.7   Se uma pergunta for anulada por qualquer motivo, uma outra será apresentada imediatamente para substituí-la.
a.    A anulação de uma pergunta é prerrogativa exclusiva do Árbitro Geral do combate.
2.8   Na apresentação da oitava e nona perguntas de uma série, somente estarão habilitados para responder, aqueles concorrentes que ainda não tenham respondido acertadamente a uma pergunta na série em disputa.
a.    Caso os 5 concorrentes de uma equipe já tenham respondido acertadamente a pelo menos uma pergunta cada um, na série em disputa, então estes estarão em condições de responder as perguntas apresentadas. (Vide R 3.4)


3.    TIPO E VALOR DAS PERGUNTAS
3.1   Toda e qualquer resposta errada, bem como uma pergunta insatisfatoriamente completada (conforme R 2.4) acarretará na perda de um ponto para a equipe.
a.    O mínimo de pontos de uma equipe durante a disputa de uma série será zero.
3.2   As oito primeiras perguntas de uma série valerão 2 pontos cada uma. Quando estas perguntas forem passadas para a outra equipe as perguntas valerão 1 ponto.
3.3   A nona pergunta valerá 3 pontos. Quando esta pergunta for passada para a outra equipe a pergunta valerá 2 pontos.
3.4   Quando uma equipe erra a resposta de uma pergunta perde 1 ponto (R 3.1). Esta então passa a outra equipe em bonificação, sendo apresentada integralmente ao concorrente que ocupa a cadeira correspondente na outra equipe.
a.    Se o concorrente de outra equipe não estiver habilitado a respondê-la, conforme a Regra 2.8, a pergunta passará ao concorrente que ocupa a cadeira seguinte.
b.    As cadeiras ocupadas pelos concorrentes de cada equipe, serão numeradas de 1 a 5, da esquerda para a direita, em relação à posição do Árbitro Geral.
c.    Considera-se a cadeira de número 1 (um) a imediatamente posterior à cadeira de número 5 (cinco).
3.5   Se após a apresentação da nona pergunta, persistir o empate entre as equipes, uma décima e definitiva pergunta será apresentada.
a.    A equipe que responder acertadamente a Pergunta Desempate será vencedora da Série.
b.    A Pergunta desempate terá valor de 1 ponto, que será acrescido àqueles conquistados pela equipe na contagem final da série.
c.    O dispositivo da Regra 3.1 não se aplica a Pergunta Desempate.
d.    A Pergunta Desempate vale como uma Contagem Perfeita Individual ou Coletiva (Vide R 5.1 c,d).
e.    Se ambas as equipes errarem a Pergunta Desempate, será vencedora da Série, a equipe que primeiro se levantou para respondê-la. A essa equipe será dado o ponto correspondente.
f.     Se nenhum concorrente se levantar até 20 segundos após a apresentação da Pergunta Desempate, será vencedora da Séria a equipe que respondeu acertadamente a última pergunta apresentada e pontuada até então. A essa equipe será dado um ponto na Série. Esse ponto será creditado ao Capitão da equipe.
g.    Se dois concorrentes de equipes diferentes, se levantarem simultaneamente a fim de responder a Pergunta Desempate, será aplicado o dispositivo da R 3.8. Se ambos os concorrentes acertarem ou errarem a pergunta, será vencedora da Série a equipe que respondeu acertadamente a última pergunta apresentada e pontuada até então. A essa equipe será dado 1 ponto na Série em disputa.
3.6   Se nenhum concorrente se levantar até 20 segundos após a apresentação de uma das 9 perguntas de uma Série, o Árbitro Geral passará a pergunta seguinte. Nenhuma outra pergunta substituirá aquela e não haverá perda de pontos pelas equipes.
3.7   Um mesmo concorrente que ao longo do Combate, errar 3 perguntas, será imediatamente eliminado e substituído, não podendo participar mais daquele Combate (R 6.4).
3.8   Quando concorrentes de duas equipes, se levantarem simultaneamente para responder uma pergunta, o Árbitro Geral, a seu critério, ouvirá um dos concorrentes particularmente e o outro dará a sua resposta em voz alta. O Árbitro Geral dirá então quem acertou.
a.    Se ambos acertarem, cada equipe ganhará 2 pontos.
b.    Se ambos errarem, cada equipe perderá 1 ponto.
c.    Se for a nona pergunta e ambos acertarem, cada equipe ganhará 3 pontos.
3.9   Se uma ou mais equipes, respondendo a nona pergunta, somarem mais de 13 pontos, serão debitados tantos pontos quantos sejam necessários, para que a equipe vencedora da Série tenha no máximo 13 pontos e a perdedora tenha no mínimo um ponto a menos.
3.10Quando uma equipe tem o direito a responder uma pergunta, em bonificação por erro de sua adversária e não houver nenhum concorrente disponível na cadeira correspondente para respondê-la, então o concorrente que está na cadeira imediatamente acima (em relação à numeração das cadeiras) responderá a pergunta, desde que esteja em condições de fazê-lo. (R 2.8 e 3.4b)
3.11Pergunta Desafio. Antes de cada Combate, o Árbitro Geral sorteará entre as duas equipes uma Pergunta Desafio, previamente preparada e elaborada pela Comissão Organizadora para aquela disputa.
3.12Este sorteio se dará na presença do Capitão da equipe ou outro representante qualquer.
a.    Duas perguntas numeradas (1 e 2) serão designadas então, uma para cada equipe, sem no entanto ter o seu conteúdo revelado.
b.    A Pergunta não conta como Contagem Perfeita Individual ou Coletiva.
c.    A Pergunta Desafio será apresentada para os cinco integrantes da equipe, não podendo receber auxílio de qualquer outra pessoa. Os 5 concorrentes terão 30 segundos para conversar entre si e indicar uma pessoa para representar a equipe. Após o término do tempo o Capitão indicará ao Árbitro Geral o concorrente que representará a equipe.
d.    Uma vez indicado quem responderá a pergunta, este se dirigirá ao microfone e aguardará a repetição do enunciado, bem como a autorização para respondê-la.
e.    Cada candidato terá um prazo de 60 segundos para responder a Pergunta Desafio.


Pergunta Bônus. Cada equipe terá o direito de responder 1 pergunta bônus em cada série. A pergunta deve ser solicitada pelo capitão em qualquer momento, antes que o Árbitro Geral diga a nona pergunta. Cada pergunta bônus valerá um ponto e não acarretará perda de ponto. A Pergunta não conta como Contagem Perfeita Individual ou Coletiva. Poderá responder um participante indicado pelo capitão. O participante escolhido se dirigirá ao microfone e aguardará o enunciado da pergunta, bem como a autorização para respondê-la. A pergunta bônus não poderá ser respondida pela outra equipe, em caso de resposta errada.
3.13Cada equipe poderá solicitar ao Árbitro Geral, através do seu Capitão, o direito de apresentar a Pergunta Desafio ao adversário ou responder a Sua Pergunta desafio, desde que seja antes da apresentação da nona pergunta da última série.
a.    As duas Perguntas Desafio de um combate poderão ser apresentadas numa mesma Série.
b.    Se uma Pergunta desafio não for utilizada durante o Combate, o seu conteúdo não será revelado.
c.    Cada equipe terá direito a somente uma solicitação a Pergunta Desafio: para responder ou solicitar que o adversário responda.
d.    Uma resposta certa a uma Pergunta desafio, vale 3 pontos para a equipe que respondeu e menos 1 ponto para a outra equipe.
e.    Uma resposta errada a uma Pergunta Desafio, vale menos 1 ponto para a equipe que respondeu e 3 pontos a mais para a outra equipe.

4.    DAS EQUIPES
4.1   Cada equipe inscreverá para a disputa de um Combate, um número máximo de 10 concorrentes, mínimo de 7.
4.2   Cada equipe terá um Técnico. Compete ao Técnico:
a.    Zelar pela disciplina da equipe durante os combates.
b.    Fazer os pedidos de tempo (R 7.2) e orientar suas equipes nestas ocasiões
c.    Promover substituições (R 6.2)
d.    Manter o seu próprio controle de contagem de pontos durante o Combate.
e.    Instruir os componentes de sua equipe acerca das Regras do Concurso Bíblico.
f.     Cada equipe poderá ter ainda um auxiliar Técnico.
g.    Fazer os pedidos de placar (R 7.5).
4.3   Cada equipe terá um Capitão. Compete ao Capitão:
a.    Zelar pela disciplina da equipe durante os Combates.
b.    Fazer os pedidos de tempo (R 7.2)
c.    Apresentar ao Árbitro Geral qualquer contestação ou pedido de esclarecimento. Para isso, deverá levantar um dos braços e aguardar a autorização do Árbitro Geral.
d.    Quando dois ou mais componentes de sua equipe levantarem ao mesmo tempo para responder uma pergunta, indicar qual deles irá respondê-la.
e.    Fazer os pedidos de placar (R 7.5)
4.4   Se o Capitão for substituído por qualquer motivo, um novo Capitão deverá ser designado pelo Técnico. Essa decisão deverá ser comunicada ao Árbitro Geral e ao Anotador Cronometrista.



4.5   Cada equipe é formada por 5 titulares e reservas.
a.    Uma equipe só poderá começar a disputa de uma série com um mínimo de 5 integrantes.
b.    Se uma equipe tem apenas 5 integrantes e um é eliminado por indisciplina (R 10.2a e 10.5), acúmulo de erros (R 3.7) ou por ter alcançado uma Contagem Perfeita Individual, sua equipe poderá participar com um mínimo de 4 concorrentes.
c.    Um concorrente que tenha chegado atrasado ao Combate, poderá integrar a sua equipe a qualquer momento, desde que o comunique ao Árbitro Geral e ao Anotador Cronometrista e receba destes autorização.
d.    Se uma equipe não tiver o número mínimo de integrantes para disputa de uma Série, o Árbitro Geral poderá esperar até 5 minutos para que outro integrante, devidamente inscrito no concurso Bíblico, complete a equipe. Findado este prazo, o Árbitro poderá autorizar o início com o mínimo de 4 integrantes. Menos que isso, perderá o Combate por 2X0, parciais de 1/0 e 1/0.
4.6   Todos os integrantes de uma equipe, inscritos num Combate, deverão participar de pelo menos uma Série inteira, sem ser substituídos, salvo por acúmulo de 3 erros (R 3.7) ou por ter alcançado uma CPI (R 5.1c). Em caso contrário, a equipe infratora perderá o Combate por 2X0, parciais de 1/0 e 1/0.
4.7   Antes do início de cada Série, o Técnico deverá comunicar ao Anotador-Cronometrista, a relação dos 5 concorrentes que iniciarão a disputa, bem como o número das cadeiras que cada um ocupará.
4.8   Somente no intervalo entre as Séries (R 1.7) o Técnico poderá mudar a disposição dos candidatos nas cadeiras. Também deverá comunicar essa mudança ao Anotador-Cronometrista.
4.9   Todos os concorrentes deverão permanecer nas mesmas cadeiras que iniciaram a disputa da Série.
4.10Os reservas, o Técnico e auxiliar Técnico deverão ficar no banco de reservas.
4.11Se uma equipe não se apresentar para a disputa de um combate, até 15 minutos após o horário previsto para o seu início, perderá o mesmo pelo placar de 2X0, parciais de 1/0 e 1/0.

5.    BONIFICAÇÕES
5.1   Serão dados pontos de bonificação nos seguintes casos:
a.    Quando um concorrente conseguir acertar 5 perguntas, sua equipe ganhará 1 ponto de bonificação na Série em disputa e ele será substituído por um reserva. É considerada uma Contagem Perfeita Individual - CPI.
b.    Quando pelo menos 5 concorrentes de uma mesma equipe conseguirem acertar 10 perguntas, esta equipe ganhará 2 pontos de bonificação na Série em disputa. É considerada uma Contagem Perfeita Coletiva – CPC.
5.2   Se uma equipe conquista o décimo terceiro ponto, ou ao responder a nona pergunta e com essa resposta final, conseguir uma bonificação, seja por CPI ou CPC, esse ponto não será transferido para a próxima série.

6.    SUBSTITUIÇÕES
6.1   Não haverá substituições ao longo de uma Série, exceto caso previsto no item 6.3.
6.2   Todos os participantes inscritos no Combate deverão participar de uma Série completa.
a.    Participantes que ficaram na reserva na primeira Série, serão obrigatoriamente inscritos como titulares na Série seguinte.
b.    Caso a equipe venha a disputar uma terceira Série de um mesmo Combate, fica o Técnico livre para escalar os titulares desta Série dentre os inscritos no Combate.
6.3   No caso de retirada de um concorrente por CPI ou por acúmulo de 3 erros, este será substituído imediatamente.
a.    No caso de retirada de um concorrente por motivo de indisciplina, não haverá substituição. Sua equipe competirá com um a menos.

7.    PEDIDO DE TEMPO e PLACAR
7.1   Cada equipe tem direito a um pedido de tempo, de 30 segundos de duração em cada Série.
7.2   O pedido de tempo é feito ao Árbitro Geral pelo Técnico ou Capitão da equipe.
a.    O pedido de tempo não poderá ser feito durante a apresentação de uma pergunta.
7.3   Durante o pedido de tempo, a equipe se reunirá com o Técnico no banco de reservas.
7.4   Durante o pedido de tempo, a equipe e o Técnico não poderão consultar a Bíblia, anotações, apostilas ou se comunicar com qualquer pessoa, sob pena de penalização (R 10.4b).
7.5   O pedido de placar é feito ao Árbitro Geral pelo Técnico ou Capitão da equipe.
  1. Cada equipe tem direito a dois pedidos de placar por série.
  2. O pedido de placar não poderá ser feito durante a apresentação de uma pergunta.

8.    UNIFORME DAS EQUIPES
8.1   Cada equipe deverá se apresentar para o Combate com o uniforme.
8.2   O Capitão da equipe receberá do Anotador Cronometrista uma faixa, a ser colocada no braço, para identificá-lo.
8.3   O não cumprimento de qualquer item da regra 8, acarretará na perda de 2 pontos por série disputada (R 10.4d)

9.    JUÍZES
9.1   O Árbitro Geral é a autoridade máxima no combate, a quem estão subordinados os outros juízes.
a.    O Árbitro Geral é quem apresenta as perguntas aos concorrentes. A ele cabe advertir, punir ou bonificar uma equipe, substituir perguntas, validar ou não respostas, e zelar pelo cumprimento das demais regras e normas do Concurso Bíblico.
b.    O Árbitro Geral poderá consultar os seus auxiliares toda vez que julgar necessário.

9.2   O Combate terá um Anotador-Cronometrista
a.    O Anotador Cronometrista é quem mantém controle de pontos, faltas e bonificações.
b.    O único resultado considerado válido é aquele apresentado pelo Anotador Cronometrista.
c.    Cabe ao Anotador Cronometrista controlar o tempo dos intervalos, de substituições, prazo para apresentação de respostas e pedidos de tempo.
d.    O Anotador Cronometrista fará uso de uma Folha de Contagem de Pontos, a fim de controlar o andamento do combate.
e.    É o Anotador Cronometrista quem indica ao Árbitro Geral aquele concorrente que se levantou primeiro, conforme sinalizado pelo Juiz Eletrônico ou pelos Auxiliares (R 2.2 e R 2.3).
9.3   Fiscal
a.    Cabe ao Fiscal auxiliar o Árbitro Geral e o Anotador Cronometrista na direção do Combate.
b.    O Fiscal poderá ser indicado pelo Árbitro Geral no início de um Combate, escolhendo alguma das pessoas presentes no local, desde que seja de uma equipe diferente das que estão em disputa.
9.4   O Árbitro Geral poderá a qualquer momento do Combate, solicitar um ou mais pedidos de tempo para si, ilimitados quanto à sua duração.

10.  ADVERTÊNCIAS E PUNIÇÕES
10.1São motivos de advertência:
a.    Qualquer tipo de indisciplina por parte de uma equipe.
b.    Ausentar-se do combate sem prévia autorização do Árbitro Geral
c.    Atrasar pedidos de tempo, substituição ou os intervalos entre as séries.
d.    Dirigir-se aos Juízes e adversários de maneira desrespeitosa.
e.    Não comunicar ao Árbitro Geral ou Anotador-Cronometrista a efetivação de uma substituição ou inclusão de um concorrente que tenha chegado atrasado.
f.     Infringir a Regra 4.9
g.    Levantar-se entre a palavra “Atenção” e o início da pergunta.
h.    Completar uma pergunta antes que o Árbitro Geral diga a primeira palavra da pergunta.
i.      Permitir a presença no banco de reservas de elementos estranhos à disputa do Combate.
j.      Tocar na cadeira com as mãos ou os pés, desde a palavra “Atenção”, até a indicação de quem vai responder.
k.    Fazer mais de um pedido de tempo por série.
l.      Efetuar uma substituição sem comunicar ao Árbitro Geral ou Anotador Cronometrista, ou de maneira irregular.
m.   Demais pessoas da equipe, Técnico ou auxiliar que interferirem enquanto o Capitão estiver questionando uma pergunta com o Árbitro Geral.
10.2O acúmulo de 3 advertências, implicam na perda de 1 ponto. Este ponto será excluído na série em disputa, na ocasião da terceira advertência, ou na série seguinte, caso a advertência tenha sido num intervalo entre as séries.
a.    Um mesmo concorrente com 3 advertências será excluído do combate
b.    O Técnico ou auxiliar com 3 advertências será excluído do combate, podendo ainda ser pedido que se ausente do local da competição.
10.3A partir da 3ª advertência, cada nova advertência implicará na perda de 1 ponto. Este ponto será excluído na série em disputa, ou na série seguinte, caso a advertência tenha sido num intervalo entre as séries.
10.4É motivo de punição:
a.    Receber auxílio de qualquer pessoa a qualquer momento do combate (a equipe perde 2 pontos na série em disputa ou na próxima série)
b.    Consultar a Bíblia, livros, apostilas, ou qualquer anotação a qualquer momento do combate (a equipe perde 2 pontos na série em disputa ou na próxima série).
c.    Se um concorrente, Técnico ou auxiliar não acatar a Regra 10.2a. e 10.2b. (a equipe perde 2 pontos na série em disputa ou na próxima série).
d.    Não se apresentar devidamente uniformizado conforme Regra 8 (a equipe perde 2 pontos em cada série em disputa).
10.5Além da perda de pontos, o concorrente incurso na Regra 10.4a. e 10.4b.; será excluído do Combate não podendo ser substituído na série em disputa.
10.6O Árbitro Geral poderá solicitar a retirada de um concorrente do combate, se assim julgar necessário, mesmo que ele não tenha cometido 3 infrações (10.2a).

11.  INFORMAÇÕES E RECLAMAÇÕES
11.1O Capitão da equipe terá direito de questionar o julgamento da resposta de qualquer pergunta, quando discordar da decisão do Árbitro Geral.
a.    Esse questionamento terá validade apenas na hora em que a decisão do Árbitro Geral for apresentada.
b.    Uma vez julgada a reclamação, essa não poderá ser contestada mais.
c.    Durante o questionamento somente o Capitão poderá falar, não podendo haver interferência de qualquer outro membro da equipe, Técnico ou auxiliar.
11.2O Capitão da equipe poderá pedir informações ou esclarecimentos em caso de dúvidas.
11.3Os demais concorrentes e o Técnico não têm direito a reclamações ou pedidos de informações.
11.4Se o Árbitro Geral julgar que o privilégio de reclamar ou pedir informações, está sendo abusado pelo Capitão, poderá anulá-lo.

12.  REGRAS GERAIS
12.1Uma Folha de Contagem de Pontos será preenchida pelo Anotador Cronometrista e será o documento hábil para determinar o resultado final do combate. Essa folha será assinada pelo Árbitro Geral e pelos dois Capitães após o término do combate.
12.2Casos omissos serão resolvidos pelos juízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário